O Papa convoca todas as religiões para um dia de oração, jejum e penitência pela paz no dia 27 de outubro em Roma

Continua após a publicidade..

“Por favor, façam todo o possível para evitar uma catástrofe humanitária na Terra Santa”

O Papa Francisco convocou um dia de oração, jejum e penitência pela paz para a próxima sexta-feira, 27 de outubro. Fê-lo esta quarta-feira, no final da audiência geral, durante a qual demonstrou a sua crescente preocupação com a grave situação em Israel e na Palestina.

Continua após a publicidade..

“As vítimas estão a aumentar e a situação em Gaza é desesperadora. Faça-se todo o possível, por favor, para evitar uma catástrofe humanitária“, exclamou o Papa, que confessou a sua preocupação por uma “possível extensão do conflito, enquanto no mundo tantas frentes de guerra permanecem abertas”.

Continua após a publicidade..

O pontífice perguntou mais uma vez “silenciar as armas” e “que o grito de paz seja ouvido das pessoas, dos pobres, dos idosos e das crianças”. “A guerra não resolve nenhum problema – acrescentou – apenas semeia morte e destruição. Aumentar o ódio, multiplicar a vingança e cancelar o futuro”.

Neste contexto, exortou os crentes a tomarem partido no conflito “por um lado, o da paz”. “Não com palavras, mas com oração e decisão total“, alertou. Assim, apelou a um dia de jejum, oração e penitência, ao qual convidou os membros das diversas confissões cristãs e os pertencentes a outras religiões a aderirem, “da forma que considerarem adequada”.

“A todos aqueles que carregam no coração a causa da paz“, disse ele, antes de anunciar uma oração para implorar a paz mundial nesta quarta-feira, às 18h, na Basílica de Sant Pere.

Antes de encerrar o seu parlamento, Francisco pediu não se esqueça da “martirizada Ucrânia”um conflito do qual não se fala neste momento, mas que, como recordou o pontífice, “continua a precisar de paz e oração”.

catequese

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Continuamos o nosso encontro com algumas testemunhas cristãs, cheias de zelo em anunciar o Evangelho. Zelo apostólico, zelo pelo anúncio: vamos rever alguns cristãos que foram exemplos deste zelo apostólico. Hoje gostaria de falar-vos de um homem que fez de Jesus e dos seus irmãos mais pobres a paixão da sua vida. Refiro-me a São Carlos de Foucauld que, «a partir da sua intensa experiência de Deus, embarcou num caminho de transformação até se sentir irmão de todos» (Carta Encíclica Fratelli tutti, 286).

E qual foi o “segredo” de Charles de Foucauld em sua vida? Ele, tendo vivido uma juventude distante de Deus, acreditando apenas na busca desordenada do prazer, confia-o a um amigo incrédulo, a quem, depois de convertido, aceitando a graça do perdão de Deus na Confissão, lhe revela o razão de sua vida. Ele escreve: “Perdi o coração por Jesus de Nazaré”. Assim, o irmão Carlo nos lembra que o primeiro passo para evangelizar é ter Jesus no coração, é “perder a cabeça” por Ele. Se isso não acontecer, é improvável que consigamos provar isso com a vida. Em vez disso, corremos o risco de falar de nós mesmos, do nosso grupo, de uma moral ou, pior ainda, de um conjunto de regras, mas não de Jesus, do seu amor, da sua misericórdia. Vejo isso em alguns novos movimentos que estão surgindo: falam da sua visão de humanidade, falam da sua espiritualidade e sentem que estão num novo caminho… Mas porque não falas de Jesus? Falam de muitas coisas, organização, caminhos espirituais, mas não sabem falar de Jesus, acho que hoje seria bom que cada um de nós se perguntasse: tenho Jesus no centro do meu coração? Perdi um pouco a cabeça por causa de Jesus?

Carlos sim, a ponto de passar da atração por Jesus à imitação de Jesus. Recomendado pelo seu confessor, vai à Terra Santa para visitar os lugares onde o Senhor viveu e caminhar por onde o Mestre caminhou. Em particular, foi em Nazaré que ele entendeu que deveria ser formado na escola de Cristo. Vive um relacionamento intenso com o Senhor, passa longas horas lendo os Evangelhos e se sente como seu irmão mais novo. E ao conhecer Jesus, surge nele o desejo de torná-lo conhecido. Acontece sempre assim: quando cada um de nós conhece melhor Jesus, nasce o desejo de torná-lo conhecido, de partilhar este tesouro. Comentando a história da visita da Virgem Maria a Santa Isabel, ele a faz dizer: “Eu me entreguei ao mundo… leve-me ao mundo”. Sim, mas como? Como Maria no mistério da Visitação: “no silêncio, com o exemplo, com a vida”. Com a vida, porque “toda a nossa existência – escreve o irmão Carlo – deve clamar pelo Evangelho”. E muitas vezes a nossa existência evoca o mundanismo, evoca muitas coisas estúpidas, estranhas e diz: «Não, toda a nossa existência deve invocar o Evangelho».

Depois decide instalar-se em regiões distantes para gritar o Evangelho em silêncio, vivendo com o espírito de Nazaré, na pobreza e no segredo. Ele vai ao deserto do Saara, entre os não-cristãos, e chega lá como amigo e irmão, levando a mansidão de Jesus-Eucaristia. Carlos deixa Jesus agir em silêncio, convencido de que a “vida eucarística” evangeliza. Na verdade, ele acredita que Cristo é o primeiro evangelista. Por isso, ele reza aos pés de Jesus, diante do sacrário, cerca de dez horas por dia, certo de que a força evangelizadora está ali e sentindo que é Jesus quem o aproxima de muitos irmãos distantes. E nós, pergunto-me, acreditamos no poder da Eucaristia? Nosso alcance aos outros, nosso serviço, encontra seu início e cumprimento na adoração? Estou convencido de que perdemos o sentido da adoração; devemos retomá-lo, começando por nós, os consagrados, os bispos, os sacerdotes, as religiosas e todos os consagrados. “Perder” tempo diante do sacrário, recuperando o sentido da adoração.

Charles de Foucauld escreveu: “Todo cristão é apóstolo”; e lembra a um amigo que “ao lado dos sacerdotes, precisamos de leigos que vejam o que o sacerdote não vê, que evangelizem com uma proximidade de caridade, com bondade para com todos, com um carinho sempre pronto a dar”. Santos leigos, não escaladores. E aquele leigo, aquele leigo, aquele leigo que está apaixonado por Jesus faz compreender ao sacerdote que não é um funcionário, que é um mediador, um sacerdote. Quanto precisamos nós, sacerdotes, de ter ao nosso lado estes leigos que acreditam seriamente e nos mostram o caminho com o seu testemunho. Com esta experiência, Charles de Foucauld antecipa o tempo do Concílio Vaticano II, compreende a importância dos leigos e compreende que o anúncio do Evangelho é para todo o povo de Deus, mas como aumentar esta participação? Como fez Charles de Foucauld: ajoelhar-nos e acolher a ação do Espírito, que inspira sempre novos modos de nos envolver, de nos encontrar, de ouvir e de dialogar, sempre em colaboração e confiança, sempre em comunhão com a Igreja e com os pastores.

São Carlos de Foucauld, figura profética para o nosso tempo, testemunhou a beleza de comunicar o Evangelho através do apostolado da mansidão: ele, que se sentia um “irmão universal” e acolhia a todos, mostra-nos a força evangelizadora. de mansidão, de ternura. Não esqueçamos que o estilo de Deus reside em três palavras: proximidade, compaixão e ternura. Deus está sempre próximo, sempre compassivo, sempre terno. E o testemunho cristão deve seguir este caminho: da proximidade, da compaixão, da ternura. E ele era assim, gentil e terno. Queria que todos os que o conhecessem vissem, através da sua bondade, a bondade de Jesus, disse que era, de facto, “o servo de alguém que é muito melhor do que eu”. Experimentar a bondade de Jesus levou-o a estabelecer laços fraternos e de amizade com os pobres, com os tuaregues, com aqueles que estão mais distantes da sua mentalidade. Aos poucos esses laços geraram fraternidade, inclusão, valorização da cultura do outro. A gentileza é simples e exige que sejamos pessoas simples, que não tenham medo de sorrir. E com um sorriso, com a sua simplicidade, o irmão Carlo deu testemunho do Evangelho. Nunca faça proselitismo, nunca: testemunho. A evangelização não se faz através do proselitismo, mas através do testemunho, da atração. Perguntemo-nos, finalmente, se levamos a alegria cristã, a gentileza cristã, a ternura cristã, a compaixão cristã, a proximidade cristã dentro de nós e dos outros. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *